8.1.06

razão e fé

estive a ler o último post do Mitch quando me perpassou mentalmente uma ideia que me faz uma comichão intelectual e não me deixa ficar impávido perante aquilo que dali li e extraí. Trata-se de algo que li de Pessoa, como não podia deixar de ser, no seu Livro do Desassossego (melhor dizendo, foi Bernardo Soares quem o escreveu, o seu semi-heterónimo).


176.

A ESTALAGEM DA RAZÃO

A meio caminho entre a fé e a crítica está a estalagem da razão. A razão é a fé no que se pode compreender sem fé; mas é uma fé ainda, porque compreender envolve pressupor que há qualquer coisa compreensível.


Na verdade, simplesmente não podemos ter a certeza de nada. A única coisa que podemos é crer.

6 Comments:

Blogger Simontarantino said...

divertido sim senhora, sinto-me honrado de encontrar este blog que não conhecia com um link para o meu. Mitch BAkano meteste-te em BCM ou isto é casual? Romeiras Romeiras. Abraço Nicola le troncheur hehehe

6:48 da tarde  
Blogger Unknown said...

Tal como já me tinham dito: a vida não é preta nem branca, tem vários tons de cizento.
Mas podemos puxar todos esses fios para melhor nos percebermos, ou não?

10:35 da tarde  
Blogger Daniel said...

há apenas que saber em que ordem e de que maneira se deve tocar nos fios... a questão é saber fazê-lo, mas sem ficar enredado e emaranhado neles...

1:08 da manhã  
Blogger Mitch Bacano said...

Isto é uma vergonha...vou para a Suecia e entretanto o resto do pessoal nao faz um cu!!
Postem pa que eu tenho suecas para tratar ;)

6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a fé é o pico da razão, e o reconhecimento da sua limitação, e reconhecer uma presença.

11:57 da tarde  
Blogger Focused said...

A fé n tem nd de razoavél, dd kd eh k acreditar cegamente em seja o k for implica o exercicio da razao? A razao n pode ser o meio termo entre a critica e a fé ja k a razao e a critica andam de maos dadas.

2:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home